sábado, 17 de novembro de 2007

S.Martinho para os mais novos



Castanhas, bolinhos e fantoches para os mais novos.
Foi no dia 09 de Novembro (sexta-feira). Uma festinha da Freguesia de Ferreira do Zêzere, para recordar tradições de sempre. A festa esteve animada. Sempre está, no rosto dos mais pequeninos que espelham a esperança em cada olhar. Foi muito bom e uma tarde diferente com teatro de marionetas, castanhas e bolinhos. Obrigado pela colaboração de todos.
No Cine-teatro Ivone Silva, com a Escola E.B.1 de Ferreira do Zêzere, Escola E.B 1 de Pardielas, Jardim de Infância de Ferreira do Zêzere e Jardim de Infancia da Santa Casa da Misericórdia.

Uma presença amiga e imagem já inseparável de castanhas assadas na nossa terra. Um especial agradecimento ao Sr. João.

Biblioteca Nova ...

Algumas fotos para matar saudades


A ex-Biblioteca da Escola


Toda a gente que gostava da" velha" biblioteca ajudou.
É sempre dificil abandonar as coisas de que nos habituamos a gostar.
Pois, mas o "novo" (provisório) espaço não está pior. Está acolhedor como sempre foi a Biblioteca.
Aguardamos ansiosos apenas mais uns meses. Depois vai ser tudo novo.
Tudo, tudo ... não. Esperemos que a Dª Fátima que muito já deu à "velha biblioteca" não seja "arrumada nalguma prateleira".

Outono na Escola


Outono na Escola Pedro Ferreiro

É bonito o fim de tarde na nossa escola.
Como são bonitos os dias naquele espaço agradável de árvores, de relva verde e agora de folhas secas caídas, de tons amarelos, castanhos e quase vermelhos do Outono.
Mais bonito ainda quando se vê aquele espaço cheio de miúdos que brincam e se rebolam na relva, saudavelmente.
Jogar à bola, saltar, ou simplesmente ficar sentado a apanhar este solzinho de fim de tarde outonal. Essa é uma das pequenas coisas que fazem desta escola uma Escola diferente e ... bonita.

domingo, 11 de novembro de 2007

Pedro Ferreiro


Escola E.B. 2,3/S Pedro Ferreiro de Ferreira do Zêzere

Quando a Escola foi fundada nos anos 70 recebeu a designação de Escola Preparatória Pedro Ferreira, nome que viria a perder quando foi alargada ao 3º Ciclo e Secundário
Em 1995, a então Escola C + S realizou a reconstituição histórica da entrega de
foral a Ferreira do Zêzere, no século XIII, por Pedro Ferreiro que deu o nome à Vila e sede de Concelho. Essa festa, que envolveu mais de uma centena de figurantes e a forte participação da comunidade educativa em geral, levou à recolocação de Pedro Ferreiro no imaginário da terra, na qualidade de seu fundador.
Por outro lado,
Pedro Ferreiro surge como alguém que não se perdeu no tempo ou na História porque a sua acção deu origem a uma terra – que é a nossa terra – e nela permaneceu pelo nome.
Assim, ao escolher Pedro Ferreiro como Patrono, a Escola está a apostar na sua terra, nas suas raízes, no seu meio.
Quando uma escola escolhe um Patrono, procura nele referências e valores. Ao escolher Pedro Ferreiro a nossa Escola escolheu
Ferreira do Zêzere.